Os 25 principais cuidados com a segurança da sua casa

A casa é o principal bem que possuímos, portanto deve ser dotada de todos os sistemas de segurança possíveis. Grades, muros altos, cercas eletrificadas, sensores e circuito interno de televisão, são excelentes para manter a segurança de sua família e seus objetos pessoais.

  1. Tome cuidado com as fechaduras de sua casa. Procure sempre colocar as do tipo mais resistente, com quatro segredos (chave tetra), que dificultam a ação de arrombadores.
  2. Se possível, coloque grades nas portas e janelas de sua casa, pois o arrombador, geralmente, prefere os locais onde esse tipo de dificuldade não existe.
  3. Reforçar o muro com lâminas metálicas também trará mais trabalho para os invasores.
  4. Se a sua casa tiver grades na parte da frente (jardim), possibilitando a visualização de quem passa na rua, evite deixar aparelhos de som, televisores, câmeras fotográficas ou outros objetos valiosos à mostra.
  5. Aparelho de ar-condicionado mal instalado, especialmente no andar térreo, pode ser facilmente roubado. Além disso, pode tornar-se uma entrada para a residência. Proteja-o com grades de ferro.
  6. Verifique com assiduidade a segurança de sua casa, especialmente os pontos mais sensíveis, como portas, portões, janelas, fechaduras, entre outros.
  7. Quando sair com sua família, procure deixar persianas ou cortinas parcialmente abertas e, se for à noite, sempre deixe uma luz acesa.
  8. Se sair de casa por um curto período, procure deixar um rádio ligado. Se um arrombador estiver observando sua residência pelo menos fi cará na dúvida se existe alguém.
  9. Telefonemas do tipo “foi engano” podem ser um sinal de que ladrões estão tentando saber quando sua casa estará vazia, para fazerem uma ‘limpeza’.
  10. Evite árvores frondosas perto do muro de sua casa. Podem ser uma via de acesso à área interna do terreno, aos andares inferiores ou esconderijo de bandidos.
  11. Não abra o portão para receber entregadores ou pessoas desconhecidas e oriente seus funcionários para que façam o mesmo.
  12. Homens bem vestidos se apresentam até como policiais, e após terem acesso a casa ou ao prédio, praticam assaltos, roubando os pertences dos moradores.
  13. Nunca deixe o gravador de vídeo do circuito interno de TV numa área visível em sua casa. Procure escondê-lo num local de acesso restrito.
  14. Ao notar algo estranho quando estiver chegando em casa, ligue para um familiar e peça para que fique observando. Mas se a suspeita for muito forte, acione a Polícia.
  15. Mantenha sempre um bom relacionamento com seus vizinhos. Eles podem socorrê-lo em alguma emergência.
  16. Acostume-se a trancar sempre portas e portões de acesso de sua casa. Não os deixe abertos desnecessariamente, ainda que por poucos momentos.
  17. Proteja a porta da cozinha. Isole aquela dependência durante o repouso noturno trancando as portas intermediárias. Aja da mesma maneira quando sair.
  18. Procure manter isolado o acesso ao sótão da casa, localizando-o de preferência no banheiro ou em outra dependência que possa ficar trancada por fora.
  19. Esteja alerta à presença de suspeitos nas imediações de sua casa, nos momentos de sua chegada ou na hora de sua saída. Os roubos a residências têm grande incidência nos horários das 7 às 9 horas ou das 18 às 20 horas.
  20. Não guarde valores de monta em sua casa. Faça seguro deles e confie sua custódia a cofres particulares de agências bancárias.
  21. Nunca confie armas de fogo a vigias inexperientes e que não tenham comprovado estar aptos a seu manejo correto e eficiente.
  22. Igualmente, não use armas de fogo se você não estiver familiarizado com seu manuseio. Uma pessoa destreinada pode ser levada à prática de atos temerários que podem expô-la a grandes riscos.
  23. Mantenha sempre à mão os telefones de emergência da Polícia. Conheça a localização e o telefone da delegacia do seu bairro.
  24. Se instalar alarmes sonoros ou luminosos, faça testes periódicos para sua melhor segurança e também para que seus vizinhos, devidamente avisados, os reconheçam facilmente e possam ajudar em caso de perigo.
  25. Não obstante, caso você venha a se defrontar com delinquentes, procure manter-se calmo. Não tente discutir com eles, sobretudo, não reaja, pois sua vida não tem preço.