homem-andando-na-rua

SEGURANÇA PESSOAL: Dicas e orientações

A segurança no dia-a-dia é algo que depende apenas de nós mesmos. Pequenas mudanças de atitude podem ser muito importante para livrar-nos de situações desagradáveis, como no caso de uma abordagem de marginais. Tomar algumas precauções não custa nada a ninguém e pode significar a salvação numa hora de emergência.

EM CASO DE ROUBO

Esteja sempre atento quando andar pelas ruas da sua cidade, pois os ladrões costumam ficar observando a maneira de agir das pessoas. Geralmente eles “atacam” aquelas que aparentam ser mais displicentes.

Repare se não está sendo seguido por algum estranho, especialmente se as ruas estiverem desertas, como acontece nos finais de semana.

Carregue sua bolsa ou pasta executiva à sua frente, sob o seu olhar. Mantenha-a firme entre o braço e o corpo, com a mão sobre o zíper ou botão de abertura e, preferencialmente, para o lado interno da calçada.

Evite usar muitas jóias ou relógios caros,que possam chamar a atenção de assaltantes. Na maioria das vezes, a discrição é algo que pode evitar um assalto.

Preste muita atenção se notar a presença de uma indivíduo suspeito nas proximidades dos locais que você costuma freqüentar. E se notar que a situação poderá implicar em algum tipo de risco, chame a Policia imediatamente.

Telefones celulares e computadores portáteis (notebooks, palmtops, etc…) devem ser levados com muita discrição.

Evite abrir sua bolsa ou carteira em locais de grande fluxo de pessoas. Separe com antecedência pequenas quantias para pagar um lanche, café ou transporte coletivo.

Não carregue consigo objetos de valor elevado, cartões de crédito, grande quantias em dinheiro ou todos os seus documentos, se isso não for extremamente necessário.

Procure não beber exageradamente. O álcool reduz o nosso nível de consciência, bem como a nossa capacidade de percepção e reação.

Jamais tente reagir se for abordado por um assaltante e procure obedecer às determinações que ele lhe impor. Nunca conte com ponderação por parte do marginal.

Tente fazer com que a duração do assalto seja a mais breve possível, pois dessa maneira sua vida estará em risco por um espaço de tempo menor.

Evite movimentos bruscos e fale somente o necessário para responder aos questionamentos do marginal, ou indicar uma ação sua, como pegar a carteira no bolso de trás da calça ou no bolso interno de seu paletó.

Lembre-se de que muitos bandidos agem em duplas, portanto não tente desafiar ou mostrar confiança excessiva no momento de um assalto.

Mantenha a calma, mesmo que o marginal esteja apontando uma arma na sua direção.

Caso você presencie um assalto, procure afastar-se rápido, porém, discretamente. Telefone para a Polícia e repasse o maior número de informações possíveis.

E no caso de sofrer um assalto, tão logo esteja em condições, procure uma Delegacia de Polícia para registrar um Boletim de Ocorrência (B.O.).

SE ALGUÉM DESAPARECER

Procure registrar a ocorrência o mais rápido possível na Delegacia de Polícia mais próxima, e mantenha a calma. Repasse aos policiais o maior numero de detalhes possíveis e leve uma fotografia do desaparecido.

Peça a ajuda de parentes e amigos e, se possível espalhe cartazes pelo bairro com o nome da pessoa e algum telefone para contato, caso alguém a veja.

Dirija-se a órgãos de comunicação em massa, como televisões e jornais, sempre levando uma foto da pessoa que desapareceu.

Por mais doloroso que isso pareça, pense sempre na possibilidade de ter ocorrido um acidente. Portanto, é interessante que seja feita uma busca em hospitais de primeiros-socorros e no Instituto Médico Legal.

Se a pessoa retornar para casa antes que a Polícia a localize, comunique o fato exatamente na delegacia onde registrou o B.O., para que as buscas sejam interrompidas.

SE VOCÊ SOFRER UMA AGRESSÃO

Dependendo do seu estado de saúde, da gravidade das lesões sofridas, procure receber atendimento médico de urgência – principalmente se levou alguma pancada na cabeça- a fim de evitar que o quadro clínico se agrave.

Em seguida, procure a Delegacia de Polícia mais próxima para prestar queixa do que aconteceu. Se possível, repasse aos policiais todas as características -físicas e roupas – visando à identificação de seus agressores.

Solicite a expedição de uma guia para a realização de exame de corpo de delito no IML, a fim de que o laudo possa servir como prova no caso de um processo judicial.

Forneça todos os seus dados pessoais corretamente à Polícia como das testemunhas que presenciam a agressão que você sofreu.