google-dropcam-softcore-seguranca-residencial

IoT: Google compra fabricante de câmeras de segurança com WiFi

Negócio com a Dropcam foi feito através da produtora de termostatos inteligentes Nest Labs

A empresa da Google, Nest vai comprar a Dropcam, em mais uma iniciativa da gigante da Internet ampliar o seu portfólio de automação doméstica e Internet das Coisas. Conectar aplicações residenciais é um mercado emergente em que o Google não quer ficar para trás. Agora, o fabricante de termostatos e de sensores de fumaça e monóxido de carbono adquire um fornecedor de tecnologia de segurança doméstica e levanta algumas questões de privacidade.

A ideia por trás da chamada casa conectada é conectar sistemas de aquecimento, iluminação e aplicações como refrigeradores com a Internet para que eles possam ser usados de maneira mais eficiente e controlados remotamente. No processo, as empresas podem coletar mais dados sobre os hábitos das pessoas.

A aquisição da Dropcam levanta dúvidas sobre a extensão do acesso da Google a dados sensíveis sobre o que acontece na casa das pessoas. Segundo a Nest, o uso da tecnologia da Dropcam ficará sujeita à sua política de privacidade, de acordo com a qual, os dados recolhidos não serão compartilhados nem mesmo com a própria Google, sem a permissão do cliente.

Da fusão prevista resultará um equipe dedicada ao desenvolvimento de novos produtos capazes de agregar inteligência aos dispositivos nos lares. A aquisição poderá permitir novos tipos de comunicação entre esses dispositivos.

“Eventualmente, o plano incluirá a reinvenção de produtos que deverão ajudar a moldar o futuro da casa consciente”, diz a Nest no anúncio do acordo, ainda por se concretizar. A empresa deverá pagar 555 milhões de dólares, em dinheiro. A Google, que adquiriu a empresa compradora no início do ano, não fez mais comentários.

A Google certamente quer uma presença maior na casa das pessoas – tanto que já mostrou isso por meio de outros produtos, além dos termostatos da Nest.

Em seu próprio site, o Google mantém uma página de “dicas” voltada para os seus serviços residenciais, como a melhor maneira para usar o Google+ para “deixar a família mais próxima”.

A Dropcam foi fundada em 2009 e suas pequenas câmeras WiFi interligadas permitem às pessoas acompanharem o que se passa nas suas casas. A fabricante disponibiliza uma aplicação para dispositivos iOS e Android na qual os usuários recebem alertas sobre movimentos e sons nos seus lares.